O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, aprovou nesta 4ª feira (3.out.2018), a implementação de ações para assegurar o abastecimento de energia elétrica durante as eleições.
O 1º turno das eleições de 2018 será realizado no próximo domingo (7.out), já o 2º turno está previsto para o dia 28 de outubro.
Sem detalhar, o MME informou que as medidas também serão adotadas durante a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prevista para os dias 4 e 11 de novembro.

Usinas térmicas

Durante a reunião, o comitê também decidiu desligar as usinas térmicas fora da ordem de mérito, ou seja, as mais caras. A medida valerá a partir de sábado (6.out).
Segundo o CMSE, a decisão foi tomada após melhoras nas condições dos reservatórios da região Sul e ofertas competitivas de importação de energia da Argentina e do Uruguai. O ministério destacou que não há nenhum risco de falta de energia em 2018.
Na prática, quando o modelo de acionamento fora da ordem de mérito é adotado, o CMSE pode determinar o funcionamento de qualquer usina termelétrica, independente do custo de operação, para garantir o abastecimento elétrico e preservar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
O custo do acionamento dessas usinas é repassado aos consumidores via bandeira tarifária ou nos reajustes das distribuidoras de energia. Em outubro, as contas de luz continuam com cobrança de bandeira tarifária vermelha 2, patamar mais caro.
Fonte: Poder 360