Evento ocorrerá em 2016 pela Fama Feiras e Eventos, que não será mais a responsável pela Sul Metal & Mineração
Uma coletiva de imprensa nesta manhã esclareceu o fim da parceria entre os sindicatos do setor metal mecânico com a Fama Feiras e Eventos, empresa responsável pela organização de eventos deste segmento. Com o fim dessa parceria, houve o cancelamento da Feira Sul Metal & Mineração, que em sua última edição realizada em maio deste ano reuniu 250 expositores e teve aproximadamente R$ 240 milhões em negócios fechados.
Em agosto deste ano, na reunião de fechamento da última feira, houve o cancelamento do contrato com a Fama Feiras por parte dos sindicatos. Essa comunicação ocorreu através da reunião e essa foi a decisão final do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma e Região (Sindimetal) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (Simec).
“Em outubro fomos surpreendidos por uma notificação, dizendo que a partir daquele momento não existia nenhuma parceria. Sendo assim, nós não podíamos mais mencionar a marca Sul Metal & Mineração”, explica a diretora da Fama Feiras e Eventos, Fabíola Taraskevicius. A partir deste momento estratégias foram pensadas para essa negativa de um evento de sucesso, que irá para a sua quinta edição.
“Comunicamos os nossos expositores sobre esse desligamento. Os sindicatos também comunicaram que nós não podíamos fazer mais nenhuma atividade e os clientes começaram a nos ligar preocupados. No entanto, a decisão é do sindicato do setor metal mecânico em não continuar com a feira, mas o projeto vai ser continuado pela Fama Feiras. A marca Sul Metal & Mineração não é nossa, então tivemos que criar uma nova”, comenta.
A partir de então foi criado a Expo Mineração Energia e Construção – Feira Nacional de Equipamentos e Tecnologia para Mineração, Energia e Construção Civil e Pesada, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho de 2016. “Não teremos o setor do metal mecânico, mas incluímos o setor da energia por sugestão do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Então, concluímos toda a cadeia: a mineração, que gera o carvão, que vai para a energia e que constrói”, frisa.
A Fama Feiras e Eventos planejava uma coletiva de imprensa em janeiro do ano que vem para tratar sobre o assunto, tendo em vista que o evento ocorre somente em 2016, mas foi preciso que essa coletiva fosse antecipada por conta de uma nota divulgada nesta semana sobre o cancelamento do evento. Ainda segundo Fabíola, a Fama Feiras é responsável por incluir Criciúma no calendário nacional de feiras do Brasil. “Hoje, o Sul do Estado é lembrado pelo nosso evento. As empresas esperam pela feira”, destaca.
Com informações Engeplus e Cleto Gomes- Advogados Associados
 
Conheça nosso escritório Cleto Gomes – Advogados Associados