O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre veio a público nesta sexta-feira (15) para informar que está fechando as suas portas por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (18), “até que se encontre uma solução para o custeio da atividade sindical”.
Além disso, a nota afirma que as atividades do sindicato estão suspensas por “tempo indeterminado”. Na publicação, o Sindec diz que o fechamento acontece em razão de “um histórico de práticas antissindicais que iniciaram com a aprovação da Reforma Trabalhista e agora se fortalecem com a edição da MP 873; medida provisória que impede o desconto da contribuição sindical direto em folha e obriga todos os sindicatos a emitirem boletos bancários para que as pessoas possam ajudar a sua classe e serem beneficiadas pela entidade”.
Segundo a nota, a decisão deve impactar nos 100 mil comerciários representados pela entidade, além de 45 mil trabalhadores. Ainda de acordo com o sindicato, o fechamento do Sindec-POA também afeta os serviços assistenciais como creche, departamento médico e odontológico e lazer.