Desde o início de janeiro 2015 a SEUMA deixou de emitir correspondências impressas (via correio), utilizando o sistema online de informação.

Hoje, ao dar entrada em qualquer processo nesta Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA, o sistema DataGED envia para o email de cada requerente um login de usuário e uma senha, para que o processo possa ser acompanhado online.

Antes as notificações ainda são encaminhadas via correspondência e do tipo “Aviso de Recebimento” (AR), as quais custam aos cofres municipais R$9,00 (nove reais) a unidade, gasto excessivo com papel, envelopes, impressões e horas de trabalho de cada analista, além de representar um retrabalho, já que a notificação é expedida online, via DataGED.

Agora, ao dar entrada no processo na Central de Atendimento da Seuma, o cidadão-requerente deve informar corretamente o seu e-mail; automaticamente, será enviado login e senha de acesso ao sistema DataGED para o e-mail informado;

As consultas ao processo ocorrem por meio do site SEUMA (www.fortaleza.ce.gov.br/seuma), na guiaServiços/Processos online:

• Na tela DataGED/SEUMA, insira seus dados: e-mail, senha e caracteres. Em seguida, clique no botão acessar. Abrirá uma tela com todos os processos cadastrados para aquele login (e-mail fornecido na abertura do processo);
• Clicando no número do processo desejado, é possível visualizar todas as movimentações e as notificações emitidas, caso aplicável;
Ressaltamos a importância do correto preenchimento do campo e-mail no “Requerimento” ao dar entrada no seu processo na Central de Atendimento da Seuma; com a finalização da abertura do processo, será gerado um número de protocolo (número do processo), tornando possível acompanhar o mesmo por meio do sistema.
O prazo para atendimento à notificação permanece em 30 (trinta) dias úteis, podendo o processo ser passível de indeferimento caso o requerente não cumpra o prazo, que será contado a partir de sua inserção no sistema virtual.
Caso o seu e-mail não tenha sido informado no momento da abertura do processo ou da sua denúncia virtual, favor enviar solicitação do cadastramento do e-mail para suporte.seuma@fortaleza.ce.gov.br informando o número do processo no qual deseja-se proceder o cadastro.
Estes novos procedimentos são imprescindíveis e necessários no sentido de organizarmos nossas rotinas para continuar melhorando e atendimento a vocês: cidadãos-contribuintes!

Com informações SEUMA e Cleto Gomes- Advogados Associados