Nas próximas quinta e sexta-feira (4 e 5/10), será realizado, em São Paulo, o VIII Congresso Internacional de Direito do Trabalho da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, promovido em conjunto com a Academia Ibero-americana de Direito do Trabalho e Seguridade Social.
O Congresso terá como tema central a efetividade do Direito do Trabalho em face das transformações decorrentes das novas tecnologias. O professor Nelson Mannrich é um dos coordenadores do evento.
Serão realizados nove painéis, cada um com dois ou três temas, explorados por professores de universidades locais e internacionais, além de membros do Poder Judiciário e da Advocacia, como também economistas.
O primeiro dia de Congresso contará com os seguintes painéis: Formulação (ou reformulação disruptiva) do Direito do Trabalho em face das mudanças do Século XXI e seus impactos na saúde do trabalhador; Desafios digitais no Mundo do Trabalho – relações laborais semi-autônomas, plataformas colaborativas e virtuais; realidade aumentada, neo-privacidade – necessidade ou não de regulamentação; Direito da Cidadania Industrial 4.0; e Reforma Trabalhista – um balanço.
O segundo dia será voltado aos seguintes painéis: 4ª Revolução Industrial e seus impactos no Direito do Trabalho; Inteligência Artificial e uso de aplicativos e suas necessárias limitações; Proteção de Dados e Compliance Digital; Contratos Inteligentes e seus impactos nas Relações de Trabalho; e Reforma Trabalhista – balanço de alguns aspectos processuais.
Fonte: JOTA